''Se quiser que eu veja algo, não me aponte, faça a ponte..!''

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caneta que fala valor do dinheiro para deficientes visuais é produzida no AM

Projeto será testado e caneta poderá ser vendida por menos de R$ 100.
Além disso, caneta reproduzirá audiolivros e auxiliará no ensino de idiomas.


Nova caneta falante vai identificar valor do dinheiro para deficientes visuais (Foto: Divulgação / Pentop)

Nova caneta falante vai identificar valor do dinheiro para deficientes visuais (Foto: Divulgação/Pentop)
Pesquisadores amazonenses estão propondo o lançamento de uma caneta falante que facilitaria o manuseio de dinheiro, acesso à educação, informação, lazer, entre outras tarefas, para deficientes visuais. A caneta vai passar por testes e depois de pronta poderá ser vendida por um valor estimado de R$ 99.
De acordo com os inventores da caneta, Danielle e Marivaldo Albuquerque, o projeto tem o objetivo de resolver o problema da identificação de cédulas de dinheiro para as pessoas com deficiência visual. "Por meio do projeto, pretendemos desenvolver uma codificação para ser aplicada a cada cédula de dinheiro no momento de sua produção e que será reconhecida por uma caneta falante Pentop, que falará ao cego o valor de cada cédula", explicou Danielle.
Ainda segundo ela, a codificação vai funcionar como uma espécie de código de barras invisível, impresso em toda a extensão de cada nota. Um software será desenvolvido especialmente para identificar esses códigos impressos na nota e emitir um som falado referente ao seu valor. Além da identificação das notas, o software também vai tocar músicas e reproduzir audiolivros no formato MP3, ler a alfabetização em Braille, auxiliar no ensino de idiomas e nas atividades escolares e dométicas como a identificação de objetos como CDs, livros, DVDs, remédios, roupas e outros.
Caneta segue o modelo das canetas falantes comuns, mas um software vai identificar valor do dinheiro, além de reproduzir músicas, audiolivros e outras mídias (Foto: Divulgação / Pentop)
 
Caneta será como canetas falantes comuns, mas software identificará valores (Foto: Divulgação/Pentop)
Marivaldo explicou que o projeto está sendo desenvolvido no laboratório de uma empresa que já fabrica canetas falantes em Manaus, onde notas sem valor comercial são confeccionadas com arte visual própria e codificadas para a sonorização e identificação utilizando as canetas falantes.
O processo de desenvolvimento é o mesmo utilizado para os livros, etiquetas e guias turísticos sonorizados já disponíveis no mercado, segundo Marivaldo. "Para esta prototipação, produzimos uma quantidade de kits compostos por canetas falantes, notas de dinheiro sem valor e etiquetas sonorizadas, que serão utilizadas pela Biblioteca Braille do Amazonas para a realização de testes, com os associados, assim como a Casa da Moeda", disse.

Fonte: g1.globo.com/amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário