''Se quiser que eu veja algo, não me aponte, faça a ponte..!''

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bengala amiga

   A bengala, mundialmente, é o símbolo dos deficientes visuais, e de uma forma ou de outra se voce é deficiente visual, seja baixa visão ou cego, terá contato com ela.
   Eu, sendo portadora de baixa visão ou visão subnormal, como voce preferir, não me julgava precisar desse instrumento para auxiliar minha percepção. Entretanto, quando comecei a perceber que atividades como atravessar ruas movimentadas por exemplo, que antes eram tarefas mais fáceis, se tornaram um desafio... Não que a impaciência das pessoas com relação as limitações alheias estivessem aumentando, mas que não tinha em minhas mãos um símbolo que caracterizasse minha querida deficiência.
   A partir desse fato, resolvi adquirir uma bengala, no inicio por curiosidade, já que não queria enxergar sua precisão. Queria ver como era, se seria fácil me adaptar a ela, etc... Não acho que seja uma coisa linda eu passeando de bengala por aí, mas se é ela que me possibilita um pouco mais de liberdade, autonomia e respeito, quem sou eu pra recusar.
   Os primeiros passos com ela foram muito estranhos, um misto de medo e vergonha. Ainda estou em processo de adaptação, embora eu tenha que confessar que sou teimosa, e não utilizo-a tanto como deveria, não por preconceito a ela, é esse hábito de arriscar que não me larga. Mas nós ja estamos até amigas, não andamos juntas o tempo todo mas, os desafios de caminhar pelas ruas e avenidas movimentadas de GV, nós encaramos juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário